
Baterias vs Hidrogénio
Faz duas décadas que defendemos que o futuro, sendo extremamente benéfico para Portugal, cujo potencial de se tornar uma economia exportadora de energia é enorme, é o hidrogénio com base na produção da energia renovável e na fonte de matéria-prima (água) no mesmo local.
Portugal é o país da UE com maior riqueza em fontes de energia renovável por km2.
Em termos de da indústria automóvel, retira o problema da autonomia/potência versus peso. O peso das fuel cells é mínimo e o depósito de hidrogénio pode-se comparar com o peso dos actuais depósitos. Ficando a sua produção muito mais económica do que a produção na opção alimentado com as baterias, quando já contabilizamos o custo das mesmas. Além disso, não tem um tempo de vida delimitado como têm as baterias que implica um custo bastante significativo aos proprietários no momento da sua substituição.
Em termos culturais, é muito mais pacifica a substituição dos combustíveis fósseis pelo hidrogénio, uma vez que o comportamento e os gestos são os mesmos, ir a uma bomba de abastecimento, colocar a mangueira no “depósito”, pagar e seguir viagem, sem qualquer troca bateria ou tempo de carga.
No prisma ambiental, a produção do hidrogénio, com base na energia renovável, conjuntamente com a produção das fuel cells, têm uma pegada ecológica em todo o seu ciclo de vida imensamente menor que a das baterias.